Postura no carro: sente-se aí e vamos conversar

//Postura no carro: sente-se aí e vamos conversar

Você já prestou atenção na forma como se senta quando está dirigindo? E no banco do carona, tem algum cuidado com a posição do assento, do encosto e do cinto de segurança? Saiba que adotar uma postura correta pode prevenir dores nas costas, tendinites e até varizes. Pegue carona nas dicas a seguir.

Atenção ao banco

Posicionar o assento do motorista de maneira a alcançar os pedais e a alavanca de câmbio é informação básica, que se aprende na autoescola, certo? Certíssimo. Mas, às vezes, a correria do dia a dia faz com que nos adaptemos ao carro em vez de buscar a melhor configuração para as nossas necessidades. Aí, no final do dia, a dor nas costas aparece e a gente não sabe bem de onde vem.

Para encontrar a melhor distância entre o banco e o painel, sente-se como se fosse dar partida e pise fundo na embreagem. Depois, deslize o assento até que o joelho fique ligeiramente flexionado. Tudo certo? Se puder ajustar a altura do banco, ainda melhor.

Deixe o assento a pelo menos três dedos da parte de trás dos joelhos. Assim você diminui a pressão sobre as veias e os tendões e facilita a circulação sanguínea, evitando varizes e outras dores indesejadas. Quando os pés não estiverem nos pedais, lembre-se de que devem ficar totalmente encostados ao chão – essa dica vale também para o carona.

A geometria do sucesso

E o encosto? Está na posição certa? Veja se consegue juntar as mãos no alto do volante sem tirar os ombros do banco. Ao segurar no volante, seus cotovelos ficam levemente dobrados? Deveriam. Engana-se quem pensa que 90° é a inclinação do encosto mais indicada. Especialistas sugerem um ângulo entre 100° e 120°: nem tão fechado que possa aumentar a tensão muscular, nem tão aberto que possa deixar o cinto de segurança deslizar em caso de acidente.

Enquanto estiver dirigindo, mantenha as pernas ligeiramente flexionadas e a região lombar – a parte mais baixa das costas – sempre apoiadas. Alguns apoios adicionais, disponíveis no mercado, podem ser muito úteis se os ajustes do seu carro não ajudarem.

O volante, sempre que possível, também precisa ser regulado. Se você não conseguir ler toda a informação do painel, posicione-o de forma a enxergar tudo sem esticar o pescoço. E não deixe encostado nas pernas! Além de ser incômoda para você, essa posição pode travar o giro e comprometer a sua segurança. Um punho de distância é o ideal.

Só mais duas dicas

Repare se o cinto de segurança passa mais ou menos no meio do seu ombro – entre a extremidade e o pescoço – e se está justo em toda a extensão, sem apertar. Muitos carros permitem que você movimente o ponto fixo para cima ou para baixo. Encontre a sua medida.

Durante viagens e percursos mais longos, pare a cada duas horas e estique as pernas, os braços e o corpo todo. Vale alongar-se também no meio do engarrafamento. Mudar de posição faz tão bem para o motorista quanto para os passageiros. Só não pense em colocar os pés no painel.

Parece muita coisa? Calma! Os primeiros ajustes podem dar trabalho, mas depois você vai acabar descobrindo os padrões de posicionamento que vão contribuir para a sua melhor postura – e não vai precisar ficar mudando toda hora. Reserve um tempinho para checar as nossas dicas e depois vá fazendo pequenas modificações à medida que precisar – especialmente depois de utilizar serviços de vallet.