CÓDIGO DE ÉTICA – HIGH QUALITY GESTÃO EM PROGRAMAS DE QUALIDADE LTDA.
APRESENTAÇÃO
O Código de Ética e Conduta reflete a identidade cultural da High Quality Gestão em Programas de Qualidade Ltda.. e os compromissos que devem ser assumidos com todos aqueles com quem nos relacionamos: clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, concorrentes, governo, sindicatos, imprensa e sociedade em geral. Nele estão definidos princípios éticos e comportamentos que todos os colaboradores devem conhecer e seguir para assegurar a sua integridade. Como cada colaborador tem os seus valores e crenças, torna-se imprescindível que cada um faça uma reflexão, de modo a compatibilizá-los com os valores da empresa, visando ao bem comum.
O Código de Ética e Conduta é de fundamental importância para a condução de nossos negócios e das relações de trabalho com nossos colaboradores. Os padrões éticos e morais estabelecidos visam proporcionar um entendimento amplo e claro da conduta esperada no dia-a-dia, contribuindo para a garantia da qualidade dos serviços prestados.
ABRANGÊNCIA
Este código aplica-se a todos os colaboradores da High Quality Gestão em Programas de Qualidade Ltda.., sem distinção de cargo ou função.
OBJETIVOS
1. Integrar valores individuais às práticas corporativas, cotidianamente;
2. Ser uma fonte de reflexão sobre o comportamento ético associado à atuação profissional;
3. Ser referência para a conduta pessoal dos colaboradores da High Quality Gestão em Programas de Qualidade Ltda.., estabelecendo padrões de relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores, concorrentes, governo, sindicatos, imprensa e sociedade em geral;
4. Criar um comportamento ético pautado em valores incorporados por todos os colaboradores da Empresa;
5. Ser um instrumento formal que reduza a subjetividade das interpretações pessoais sobre comportamento ético.
RELACIONAMENTOS
1. Clientes
1.1. Oferecemos soluções compatíveis às necessidades do cliente, observando padrões de excelência no atendimento;
1.2. Prestamos informações claras e confiáveis sobre os nossos serviços e suas especificações;
1.3. Somos receptivos às opiniões dos clientes e as consideramos para a melhoria contínua do atendimento e da qualidade dos nossos serviços.
2. Colaboradores
2.1. Tratamos nossos colaboradores com respeito, sem distinção de raça, classe social, nacionalidade, religião, sexo, idade, associação a sindicato ou afiliação política;
2.2. Valorizamos o processo de comunicação interna, disseminando as informações ligadas aos negócios e às decisões corporativas;
2.3. Respeitamos o direito à privacidade de informações inerentes à vida pessoal, exigindo somente o necessário para atender princípios legais e trabalhistas da Empresa ou para atender pedidos judiciais;
2.4. Incentivamos o crescimento pessoal e o aperfeiçoamento profissional de todos os colaboradores.
2.5. Valorizamos a saúde dos funcionários, realizando atividades internas de promoção e conscientização sobre práticas de saúde e qualidade de vida.
2.6. Respeitamos e ouvimos a opinião dos funcionários seja por meio de pesquisa ou diálogo direto
2.7. Promovemos atividades cedemos equipamento visando a segurança no ambiente de trabalho.
3. Concorrentes
3.1. Tratamos a concorrência com ética, civilidade e com o mesmo respeito com que esperamos ser tratados. A competitividade pauta-se pelo princípio da lealdade;
3.2. Obtemos informações de maneira lícita e transparente e preservamos o sigilo daquelas fornecidas pela concorrência.
4. Parceiros e Fornecedores
4.1. Estabelecemos parcerias de prestação de serviços e/ou fornecimento de materiais apenas com empresas que não façam uso de exploração de trabalho infantil e/ou trabalho forçado em sua cadeia produtiva ou utilizam de meios ilícitos para realização de suas atividades.
4.2. Buscamos alianças para a melhoria contínua da qualidade dos serviços;
4.3. Respeitamos as informações confidenciais relativas ao relacionamento entre a Empresa e os prestadores de serviços, sendo proibida a reprodução e distribuição não autorizada de materiais ou a alteração destes;
4.4. Zelamos para que os profissionais prestadores de serviços pautem seus comportamentos pelos princípios deste Código de Ética e Conduta;
4.5. Zelamos pela imagem da Empresa e a de nossos parceiros, pelos interesses comuns e compromissos assumidos.
5. Governo
5.1. Respeitamos e cumprimos rigorosamente a Legislação brasileira e, em especial, a CLT, a Legislação de Segurança no Trabalho, a Legislação Tributária.
6. Sindicato
6.1. Reconhecemos a legitimidade do Sindicato e priorizamos a via negocial na resolução de conflitos de interesses;
6.2. Mantemos com o Sindicato uma relação de respeito e não praticamos qualquer tipo de discriminação aos colaboradores sindicalizados.
7. Imprensa
7.1. Mantemos um relacionamento com os veículos da mídia escrita ou falada de forma independente e respeitosa;
7.2. Zelamos para que as declarações externas sobre o nosso negócio sejam realizadas por aqueles que possuem autorização formal para fazê-lo.
NORMAS DE CONDUTA
As Normas de Conduta, que regulamentam a atuação dos colaboradores no desempenho de suas funções, por meio da descrição de situações concretas do dia-a-dia, são orientadas pelos princípios do Código de Ética e Conduta.
As Normas de Conduta permitem que a Ética seja associada à prática, indicando o uso dos valores éticos nos relacionamentos com colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes, governo sindicato, imprensa e sociedade em geral.
CONSTITUEM OBRIGAÇÕES DO COLABORADOR
• Agir de forma educada, com disponibilidade e atenção, no relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores;
• Respeitar as diferenças individuais, não estimular discriminações e julgamentos de qualquer natureza, mantendo um tratamento igualitário;
• Zelar pelos equipamentos, instalações e recursos da organização para melhor conservação do ambiente de trabalho;
• Fazer uso de bens, recursos tecnológicos e equipamentos da empresa ou de terceiros somente com a devida autorização, de forma restrita aos interesses da empresa, respeitando a confidencialidade, a disponibilidade de acesso requerido e a integridade das informações;
• Utilizar os meios eletrônicos, tais como telefone, Internet e correio eletrônico, para assuntos pertinentes ao trabalho, não disseminando mensagens de conteúdos ilegais, pornográficos, racistas e de cunho religioso ou político;
• Manter confidencialidade sobre senha (s) de uso pessoal;
• Usar as ferramentas disponibilizadas para melhorar o atendimento e dar agilidade aos processos de trabalho;
• Abster-se de comportamento ou atitude caracterizada como ilícita prevista nas normas internas ou na legislação vigente, tais como: ofensa, difamação, repressão, intimidação, assédio sexual, assédio moral, favorecimentos, principalmente nas relações entre gestor e subordinado;
• Guardar sigilo sobre informações não públicas sobre o negócio ou colaboradores da empresa. Essas informações não podem ser compartilhadas com ninguém de fora da empresa, salvo se necessário como parte das responsabilidades do colaborador;
• Cumprir e zelar pelo cumprimento das normas regulamentares;
• Usar o tempo de trabalho de forma responsável, desempenhando suas funções ou atribuições de maneira eficiente e com qualidade;
• Prezar pela honestidade e garantir total transparência das informações contábeis e financeiras;
• Atender os clientes dentro dos padrões estabelecidos, fornecendo as informações corretas de forma objetiva e clara;
• Não se envolver em atividades que sejam conflitantes e/ou concorrentes com o negócio ou interesse da empresa;
• Utilizar-se do tempo dedicado à empresa para fins de trabalho;
• Eximir-se da comercialização de quaisquer produtos nas dependências da empresa, mesmo de natureza artesanal, exceto quando houver autorização específica;[:]