Estresse X Sono: Entenda a relação!

/, Todas as Categorias/Estresse X Sono: Entenda a relação!

Nosso organismo precisa de um sono reparador tanto quanto necessita de oxigênio. O sono adequado é uma parte fundamental de um estilo de vida saudável, e pode beneficiar positivamente seu coração, peso, mente, e muito mais.


Quando você está privado de sono, o cérebro pode não funcionar corretamente, afetando suas habilidades cognitivas e seu estado emocional. Se a privação do sono de qualidade for “constante” pode impactar no bom funcionamento dos sistemas nervoso central, autoimune, respiratório, digestivo, imunológico e cardiovascular. Com isso, pode colocar seu organismo em risco de desenvolver doenças crônicas.
Apesar do hábito de dormir ser algo completamente natural, nem sempre é tão fácil quanto parece. E, um dos maiores inimigos da qualidade do sono é o estresse, que pode ocasionar diversas reações no corpo como o aumento do batimento cardíaco, da respiração e da pressão arterial.
O estresse gera a secreção abundante, pela glândula suprarrenal, de um hormônio chamado cortisol[2]. Este nos prepara para situações de adversidades – emocionais ou físicas -, nos carregando de energia. E quando não “desligamos” para aquilo que ocorre ao nosso redor, fica difícil “desligarmos” para alcançarmos um sono reparador para o organismo.
Entendam: o travesseiro não é o lugar para colocar as ideias no lugar e tentar encontrar soluções para resolver situações de adversidades. Tarefa difícil, eu sei. Requer um exercício mental, um equilíbrio que conta com um conjunto de fatores: desde boa alimentação (com comida de verdade), até meditação e outros subterfúgios que podemos lançar mão para reduzir o ritmo da mente, sobretudo, após um dia cheio!

O “segredo” para dormir bem é estabelecer uma rotina que faça seu cérebro entender que seu corpo irá relaxar em poucas horas. Por isso, hábitos que sigam essa linha são bem vindos, tais como escutar músicas com batidas mais lentas, não comer alimentos gordurosos (para que o corpo não demore na digestão e consiga se “preparar” para dormir), não utilizar muito smartphones ou aparelhos tecnológicos a noite, bem como realizar atividades que passem a informação de descanso para o seu organismo!

Por Doutor Barakat.

2 Comments

  • Esse problema também pode ser investigado através do exame de polissonografia. Converse com seu médico.??

    Viviane 25.06.2018
  • Excelente

    Luis Felipe 26.06.2018